segunda-feira, setembro 04, 2006

Cadastro de produtos, simples, mas nem tanto

Uma das causas do sucesso do cadastro de produtos, é o estudo da abrangência do mesmo, que pode ser específica, ou genérica.
Numa definição de abrangência específica, estaremos definindo o cadastro, para um determinado segmento de mercado, o que fará com que o desenho do cadastro tenha características voltadas a esse segmento, e na definição de abrangência genérica, estaremos definindo o cadastro para que atenda a vários segmentos, e é deste modelo de definição, que trataremos neste artigo.
Em se tratando de uma definição genérica, temos informações básicas, que se repetem em praticamente todos os segmentos que o sistema se propõe a controlar, e algumas não tão comuns.
Entre as informações que seria interessante acrescentar a um cadastro genérico de produtos, podemos citar as seguintes:
· Unidade: onde se informa a unidade do produto, por ex: MT, KG, UM, PC, etc., e é uma boa prática, buscar as informações em uma tabela onde são cadastradas as unidades, pois isso dá liberdade ao cliente de incluir novas unidades que não as tradicionais como as citadas acima.
· Aplicação: onde se informa onde aquele produto se aplica, por exemplo, uma determinada peça se aplica ao motor de um veículo, ou um determinado tipo de aviamento, que se aplica ao acabamento de uma roupa.
· Código de barras: onde se cadastra o código de barras do produto, o que facilita a identificação do mesmo, e reduz a possibilidade de se cadastrar repetidamente um determinado produto. O padrão mais comum de códigos de barras, é o EAN13, mas existem outros padrões que eventualmente são utilizados.
· Número original: onde se informa o número de fabrica do produto, mais utilizado no ramo de autopeças, normalmente se informa o número do produto de marca, por ex: O amortecedor XXXX do fornecedor YYYY, equivale ao original Monroe de número 01053722.
· Número do fabricante: Onde se informa o número do fabricante do produto, por ex: O amortecedor XXXX do fornecedor YYYY, equivale ao original Monroe de número 01053722 e o seu número no fornecedor YYYY é ZKY274421.
· Locação: onde se informa a localização física do produto no estoque.
· Peso bruto: onde se informa o peso bruto (com embalagem inclusa) do produto.
· Pelo líquido: onde se informa o peso líquido (sem embalagem) do produto.
· Garantia: onde se informa a garantia de venda do produto, que pode ser expressa em meses, dias, anos, ou alguma outra unidade de tempo que se prefira.
· Margem de lucro: onde se informa a margem de lucro, para efeito de cálculo automático do preço de venda quando da entrada de produtos no estoque.
· Percentual de desconto: onde se informa o percentual máximo de desconto permitido para aquele produto.
Além das características citadas, existem algumas voltadas à identificação do produto, que estão mais presentes em produtos ligados à moda, que são:
· Cor: onde se informa a cor do produto.
· Número: onde se informa o número, ou medida do produto.
· Modelo: onde se informa o modelo do produto.
· Tipo: onde se informa o tipo de produto. Este informação, se aplica a também a produtos que não estejam ligados à moda, e pode ter um uso gerencial.
Existem ainda outras informações adicionais, que podem ser utilizadas em um cadastro genérico de produtos, mas estas são as mais usuais.
Observe que não foram citados os campos comuns utilizados no cadastro de produtos, pois é destes que partimos para os demais, e também não foram citados campos destinados ao controle fiscal, por se tratar de um tema bastante complexo, para o qual caberiam vários artigos.
Estarei postando amanhã, sobre cadastro de produtos compostos.

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