quinta-feira, agosto 24, 2006

Vendas com conhecimento de causa

Esse título pode parecer um pouco estranho, afinal, conhecimento de causa é o mínimo que se espera em uma venda, mas o conhecimento de causa a que me refiro, é a visão ampla do processo de venda, onde já temos de forma planejada, o que vender, pra quem vender e por que preço vender.
Esse planejamento de vendas, só se faz possível através da visão gerencial do estoque, pois é lá que identificamos por exemplo, os produtos com baixo giro e alto custo de oportunidade, o que nos dá subsídio para definirmos promoções de preços, que forcem a saída desses produtos do estoque, e o reinvestimento do valor recebido em mercadoria de giro, ou até mesmo em reforço de caixa.
Mas ainda temos mais uma variável, que é "pra quem vender", mas isso pode ser obtido através de algumas técnicas de CRM, quando podemos melhorar em muito o retorno de uma promoção ou campanha de vendas.
Podemos retirar do nosso histórico de vendas, informações de clientes que já tenham comprado produtos que estejam em promoção, ou que porventura tenham algo onde aqueles produtos possam ser utilizados.
Podemos ainda, identificar qual o segumento empresarial, ou qual o tipo de profissional que adquire um determinado tipo de produto, e direcionar uma campanha de marketing a esses segmentos ou profissionais, melhorando assim o retorno das vendas.
Temos ainda a venda dos produtos de giro, que por serem de giro, a uma primeira impressão nos parece não carecer de nenhuma atenção especial, mas isso é um grande equívoco, pois tão importante quanto adimnistrar e reduzir os produtos de baixo giro, é também administrar as vendas dos produtos de giro, através de contatos com os clientes, ações de marketing de divulgação, definição de metas de venda e etc, pois nos produtos de giro, temos uma variável sobre a qual não temos muito controle; a concorrência.
Esse texto parece muito mais voltado para a administração que para a informática, mas é através de um bom sistema gerencial, que se obtém as informações necessárias ao subsídio de tudo o que foi dito acima.

Nenhum comentário: