E vender bem, o que significa ?
Pra muitas pessoas, pode significar vender muito, ou vender com uma boa margem de lucro, o que não deixa de ser verdade, mas para vender bem, é também de suma importancia, ter uma visão estratégica do estoque, atividade negigenciada por grande parte dos administradores, e para isso é que se torna interessante a classificação dos produtos em grupos, subgrupos e marcas.
Pra muitas pessoas, pode significar vender muito, ou vender com uma boa margem de lucro, o que não deixa de ser verdade, mas para vender bem, é também de suma importancia, ter uma visão estratégica do estoque, atividade negigenciada por grande parte dos administradores, e para isso é que se torna interessante a classificação dos produtos em grupos, subgrupos e marcas.
A partir dessas classificações, podemos administrar os estoques de cima pra baixo, ou seja, do todo para o específico, o que torna a tarefa de administrar o estoque, bem mais ágil e eficiente.
Com um cadastro de produtos bem classificado, e possuindo dados históricos de vendas, poderemos obter uma enorme gama de informações gerenciais, como por exemplo:
- Tempo médio de permanência no estoque, por grupo ou marca
- Curva ABC de vendas por grupo ou marca
- Curva ABC de vendas por grupo + subgrupo
- Participação percentual no estoque, de grupo ou marca
- Participação percentual X faturamento
- Faturamento X lucratividade
- Custo de oportunidade, baseado no tempo médio de permanência no estoque
E muitas outras opções de cruzamento de informações, que podem enriquecer o sistema e realmente se tornar uma ferramenta útil para a empresa usuária do mesmo.
Desenvolvedores com criatividade, podem mostrar essas informações através de gráficos, relatórios e comparativo visual de valores, e estas informações passam a ser vitais para o processo decisório do administrador de estoques.
E de que forma isso ajuda na venda, ou faz com que possamos "vender bem" ?
A partir do momento que se tem um estoque "quente", ou de alto giro, reduz-se a necessidade de capital adormecido, melhorando com isso o fluxo de caixa da empresa, pois a mesma começa a trabalhar com produtos de mais alto giro, aumentando o faturamento em relação ao estoque disponível, e reduzindo o custo de oportunidade, que nada mais é que o custo das mercadorias paradas no estoque, consequentemente, aumentando a lucratividade.
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