segunda-feira, setembro 11, 2006

Controle de estoques em múltiplos depósitos

Uma outra forma de controle de estoques que se faz necessária em alguns segmentos, é o controle de estoques em múltiplos depósitos.
Temos alguns exemplos das necessidades desse controle, e em alguns casos, o produto não se encontra específicamente em outros depósitos, mas talvez em poder de terceiros, como no caso de compra para entrega posterior, ou no caso de produtos em poder de algum prestador de serviço, para execução de algum tipo de transformação do mesmo. Neste último exemplo, há o caso de empresas que trabalham com aço, que podem ter bobinas em poder de empresas que as transformarão nos mais diversos produtos, para posteriormente enviar ao destinatário. Note que as empresas que estão em poder das bobinas de aço, não venderão os produtos finais dessas bobinas às empresas destinatárias, mas sim, o serviço de transformação das mesmas.
Mas o controle em si, de múltiplos depósitos, se dá de forma parecida ao controle de estoques por lote, e podemos ter casos, onde se fazem necessários os dois controles, portanto, já concluímos a necessidade de se ter um registro de estoque para cada depósito onde se encontre um determinado produto, e também para cada lote, em caso de empresas que tenham essas duas necessidades.
Também de forma similar ao controle por lotes, devemos informar no ato da venda, em qual depósito se encontra a mercadoria que está sendo vendida, para que o estoque seja baixado no depósito adequado.
Como sugestão, seria interessante ter no sistema, uma rotina de transferência de estoques entre depósitos, pois essas transferências ocorrem com uma regularidade bem maior do que se imagina.
No próximo post, estarei falando sobre a definição do arquivo de estoques, de forma a permitir a obtenção do estoque em qualquer período do passado.

Nenhum comentário: