terça-feira, novembro 04, 2008

Onde estão os resultados ?

Como no artigo anterior, vamos falar novamente sobre as relações que envolvem a programação, e o tema abordado hoje, refere-se aos resultados obtidos através na nossa aventura pelo mundo da programação.
Também como no post anterior, esse artigo é destinado aos programadores, iniciantes ou não, que trabalham por conta própria, descobrindo dia a dia, a arte de se desenvolver um projeto que atenda às expectativas dele e do cliente, (normalmente, esses clientes são compostos de micro e pequenas empresas) e não aos programadores de grandes empresas, que trabalham de baixo de uma metodologia própria, obedecendo a hierarquia padrão de desenvolvimento de sistemas.
Existem duas variáveis determinantes dos resultados obtidos na aventura empreendedora, que são "sua majestade, o Cliente", e você, é, você mesmo, o programador empreendedor.
Vamos analisar as partes envolvidas, suas virtudes e defeitos:

1 - O cliente:

Defeitos:
- Quase sempre não sabe explicar o que quer
- Muitas vezes quer reinventar a roda
- Sempre acredita que sabe muito mais que você, e o quanto deve valer o seu trabalho
- Não está disponível para troca de informações durante o desenvolvimento
- A equipe não colabora, ou às vezes boicota o projeto

Virtudes:
- Normalmente conhece o próprio negócio (feeling)
- Nos força a amadurecer o produto
- Quando bem atendido, é fiel e multiplicador
- Quando reconhece os benefícios do sistema, paga bem

2 - O Desenvolvedor:

Defeitos:
- Não conhecer sobre o assunto em questão (o pior deles)
- Não ter pulso firme junto ao cliente (decorrente do primeiro)
- Ver o produto como algo finito (impede a evolução do mesmo)
- Não dimensionar adequadamente a sua capacidade produtiva
- Não cumprir com os prazos estabelecidos
- Não valorizar o próprio produto (decorrente de todas as anteriores)

Virtudes:
- Auto reciclagem
- Versatilidade
- Conhecimento multidisciplinar
- Capacidade de relacionamento

A maioria dos programadores que se aventuram a empreender, tem resultados pífios, pela combinação das característica acima, tanto deles mesmos, como as características dos clientes, mas essa situação pode ser mudada, com algumas atitudes simples:

- Conheça muito bem o segmento ou processo que se propõe a informatizar
- Conheça bem a sua ferramenta de trabalho
- Tenha conhecimentos gerenciais, mesmo que o seu produto não necessite
- Aprenda a se relacionar bem com as pessoas
- converse com pessoas bem sucedidas, elas tem muito a ensinar
- (Seja o maior crítico de sí mesmo[0] . . Seja o maior crítico de sí mesmo[9999999])
- Esteja atualizado do que acontece no mundo à sua volta (por incrível que pareça, muitos não estão) 
- Participe ao máximo de cursos e palestras, mesmo que não tenha haver com o seu segmento de atuação
- Saiba dimensionar o seu tempo, o cliente prefere ouvir um não posso, a se frustrar numa expectativa quanto ao seu trabalho
- Tenha paciência, os resultados são decorrentes do amadurecimento, e não do impulso
- Acredite naquele projeto que vai tirar o seu pé da lama, pode ter certeza, ele é viável

Wesley

Um comentário:

Anônimo disse...

Otimo artigo,
Mostra como as vezes as pessoas nao se dao conta q a relacao interpessoal supera certos atributos profissionais. Juntamente com o artigo anterior, acrescento q em certo ponto a evolucao real do profissional tecnico eh o desenvolvimento de atitudes que levem seus colegas, clientes ou colaboradores a se tornarem aliados. :)
Grande abraço e sucesso.
-
Joao Luiz - Linux user #159951
GRATIS eh POUCO: http://br.geocities.com/jluizsc