Quantos de nós, ja vimos, em clientes que estamos atendendo, algum representante "pagando" uma Coca Cola para os funcionários ?
A princípio, isso me soava como "puxa-saquismo", mas ao longo de vinte anos lidando com profissionais dos mais diversos seguimentos que atendemos, comecei a entender o porque disso.
Na verdade, a Coca Cola, é apenas uma simbologia, do tipo de relação que se deve desenvolver junto aos colaboradores de qualquer empresa que atendemos, que é uma relação de cordialidade e respeito.
Quando nos aproximamos dos funcionários das empresas que usam os nossos softwares, eles se tornam nossos aliados, e os bugs, ou eventuais problemas decorrentes do uso do software, deixam de depor contra nós, ou seja, os funcionários passam a colaborar com o bom andamento do nosso software dentro da empresa em que trabalham.
Por outro lado, se somos arrogantes, e achamos que deve-se manter a devida distância entre nós e os colaboradores do nosso cliente, nesse caso, passamos a ter grandes inimigos do nosso sucesso junto àquele cliente, e qualquer problema, por menor que seja, é maximizado ao extremo, e a chance de continuar tendo aquele cliente em nossa carteira, vai sendo diluída ao longo do tempo.
Ao longo da minha experiência profissional, desenvolvi grande facilidade em lidar tanto com o funcionário que tem a função que remunera menos, quanto com o presidente ou proprietário da empresa.
Esse facilidade, se deve em grande parte, pelo fato de eu gostar de lidar com pessoas, e por entender, desde o berço, que a pessoa que recebe a menor remuneração, não é menos importante que a pessoa mais bem paga da empresa, apenas tem importâncias diferentes.
De qualquer forma, ressalto, que conhecer, respeitar e dar atenção às pessoas, é um fator implícito, mas diretamente ligado ao sucesso do nosso produto, em nossos clientes.
É certo, que essa é a minha opinião, e que alguns leitores podem achar que as coisas funcionam exatamente o contrário do que estou colocando aqui, mas gostaria de me basear em um pequeno exemplo, de grandes proporções, que é o abandono do ERP-SAP, por algumas empresas, pelo fato de as empresas (pessoas) não terem se adaptado ao mesmo.
Talvez você mesmo tenha algum exemplo disso, pois o seu software, ou da empresa que você trabalha, pode ter sido trocado por outro, que você sabe que tecnicamente, é inferior ao seu.
Se isso já aconteceu algumas vezes, deve haver alguma lição pra ser encontrada nesses cases, se isso acontece com frequência, comece a observar atentamente como anda a sua relação, e a dos seus colaboradores, com os colaboradores dos seus clientes.
Wesley
Um comentário:
Acredito 80% que isso seja verdade, tanto que tive um cliente em Itajaí-SC que fazíamos até mais que isso. A noite saíamos com o responsável pela informática deles e iámos aos melhores restaurantes. O cara cuidava de nossa retaguarda sem precisarmos esquentar a cabeça (e olha que o cara era sobrinho dos diretores). Se alguma coisa acontecia antes de sair falando isso ou aquilo, para os outros ou até para os diretores (parentes dele) ligava para a gente e fazíamos com que nada atrapalhasse os andamentos dos sistemas. O dia que fomos chamados a diretoria e avisados que o cara seria demitido, nós saímos de lá e a primeira coisa que fizemos foi prepara-lo: que seus "parentes" entendiam que negócios/negócios e parentes a parte. Gozado que o cara que tomou a decisão de manda-lo embora foi o mesmo que optou por trocar de sistemas 3 meses depois (ele era justamente daqueles que gostava de um "SAP", "Microsiga", e outros "grandões" para "gastar" e justificar assim os carrões e outras barbadas que ele "levava" dos "espertos" proprietários, ...os custos ???? F....-se os custos, eu quero é "mais"...). Se a gente tivesse escondido do cara sua demissão tenho certeza que hoje não teríamos um amigo e sim 2 "desconhecidos".
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