sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Gestão de compras - Pedido de compra

Falaremos agora sobre o pedido de compra, que é quando se compra normalmente, de um fabricante. Eventualmente, pode-se fazer uma compra emergencial de um distribuidor ou atacadista, mas isso normalmente ocorre devido a uma eventual falta de planejamento.
No pedido de compra, temos um vendedor à disposição, que pode estar frente a frente com o comprador, ou por telefone, ou por algum comunicador instantâneo, mas temos a certeza, de que os produtos que necessitamos serão adquiridos daquele fornecedor.
Nesse caso, por não ter comparação do preço do produto com os preços de outros fornecedores, temos outros parâmetros a serem analisados, que implicam diretamente na formação do preço daquele produto.
Dentre estes parâmetros, destacam-se dois em especial, que são:
O histórico de compra daquele produto na nossa empresa e o preço de venda daquele produto em nossos concorrentes.
Com relação ao histórico de compras, nosso sistema pode oferecer ao comprador sem maiores esforços, e o mesmo pode ver em formato de gráfico, a variação dos preços de compra daquele produto nas últimas compras, afim de se identificar alterações bruscas de preço.
Com relação ao preço de venda daquele produto na concorrência, muitas empresas não adotam, pois teriam que possuir um departamento ativo dentro da empresa para levantamento dessas informações.
Mas vamos à nossa parte, que é o sistema. O que um bom sistema deve oferecer como subsídio a um pedido de compra ?
1 - Possibilidade de alteração do preço de venda e do custo de reposição do produto, mesmo antes da chegada na empresa do mesmo.
2 - Possibilidade de se enxergar a margem de lucro anterior, que é a diferença entre o preço de venda e o custo real anterior. (também se aplica à cotação de compras)
3 - Possibilidade de se obter o giro do produto nos N meses anteriores, usados como parâmetro para cálculo do giro. (também se aplica à cotação de compras)
4 - Possibilidade de visualizar através de gráfico, a sazonalidade do produto, afim de se identificar períodos com tendência de aumento ou diminuição das vendas. (também se aplica à cotação de compras)
5 - Sugestão de compras, baseada no estoque atual, e no giro médio do produto, para tal, considera-se a sazonalidade, então faz-se a média de vendas do produto com sobreposição de anos, nos meses que serão cobertos pela compra. (também se aplica à cotação de compras)
6 - Possibilidade de gravação parcial, antes do fechamento, pois às vezes o vendedor passar um longo período junto ao comprador, e podem haver intervalos.
7 - Possibilidade de formação do preço de custo, com o cálculo de fretes, impostos adicionais, etc, além do cálculo automático do preço de venda, através da informação da margem de lucro sobre o custo obtido, que pode ser informada na hora, ou estar previamente cadastrada no cadastro do produto.
8 - Emissão do pedido de compra, com todas as particularidades da negociação, e a possibilidade de assinatura no mesmo pelo vendedor.
9 - Possibilidade de envio por email, do pedido de compra.
Consideramos finalmente, o pedido de compra, como uma compra ativa, pelo fato de se definir na hora o preço do produto, e se fazer a compra do mesmo.
No próximo post, falaremos sobre a cotação de preços, que é uma compra passiva, até lá.

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