Pessoal, desculpe a demora nas postagens, mas estarei retornando à ativa, pra que tenhamos em 2012 um blog bem movimentado.
Da última vez, falei sobre gestão de compras, e disse que teriam algumas anotações dignas de nota, pra encerrar o assunto, pois bem, vamos a elas.
Quando trabalhamos com cotação presencial, tipo leilão, é interessante que tenhamos recursos técnicos disponíveis, que facilitem o acesso dos vendedores à sua lista de compras, bem como, reduza bastante a necessidade do comprador/mediador, para tal, podemos ter um ou mais terminais, para uso dos vendedores, que contenham a nossa lista de compras, e onde os mesmos possam colocar os seus preços, afim de que o sistema identifique os menores preços de cada fornecedor.
Algumas empresas, adotam a estratégia de mostrar aos vendedores, os menores preços de cada produto que já tenham sido informados, forçando assim, que o vendedor de o seu maior desconto, afim de concretizar a venda, outras empresas, preferem apenas que cada vendedor informe o seu preço e o sistema faça o resto.
O sistema de cotação, com os recursos tecnológicos disponíveis hoje, tem uma grande tendência a ser disponibilizado via WEB, facilitando a interação com os fornecedores e eliminando a necessidade de um espaço físico destinado aos vendedores, só depende dos recursos tecnológicos e financeiros da empresa que disponibilizará as cotações.
Por fim, para não ser apedrejado pelo sindicato dos compradores, quando eu disse da não necessidade do comprador junto aos vendedores, não quis dizer que o mesmo não tem mais importância para a empresa, muito pelo contrário, pois o mesmo passará a fazer o trabalho de seleção dos produtos a serem cotados, utilizando critérios de giro, sazonalidade, tendências, etc, bem como pelo planejamento das compras, afim de melhorar o processo logístico e comercial da empresa.
Até o próximo post.
Wesley Silva
Analista de sistemas
Analista de processos
Participe do nosso grupo no Google-Groups
http://groups.google.com/group/an-processos?hl=pt-BR
Visite nossa página:
www.ts1informatica.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário